Boa Noite meus amigos...
Hoje quero falar sobre desempego, muitas vezes nos deparamos com situações que fogem do nosso controle como o desemprego.
Muitas pessoas entram em colapso nervoso, sem dizer que muitos pensam até mesmo em tirar a própria vida, mas uma coisa podemos dizer que não existe fundo do poço, existe sim um caminho a trilhar.
Quando pensamos que estamos no fundo do poço, sempre devemos ter em mente que do fundo não tem como descer mais então só há uma saída que é para cima, portanto saiba que você não é o único a estar nesta situação existem milhares e milhares de pessoas como você, com mais ou menos qualificação que passam pela mesma situação neste exato momento.
E saiba que ainda hoje alguém será demitido por inúmeros motivos, então não se faça de vitima erga a cabeça e vamos sair juntos desta situação.
Porque eu também estou desempregada, já faz algum tempo e já me senti assim como você deve estar se sentindo agora, mal muito mal como se o mundo desabasse sobre sua cabeça.
Pare e pense, eu me considero muito bem preparada para minha profissão, tenho meus defeitos, porém sou muito bem qualificada no que faço e procuro sempre me manter atualizada, mas mesmo assim estou desempregada. O que ocorre com quem está a culpa comigo ou com o meu empregador?
Já respondi para mim mesma varias vezes de formas diferente esta mesma pergunta, já revi meus conceitos e valores e nem se fala como já culpei meus colegas de trabalho e meus superiores, até mesmo a vida, olha que até Deus eu já culpei julgando-o por ter se esquecido de mim.
Mas uma coisa posso garantir a culpa não é de ninguém, amenos que você cause um fato que seja considerado por lei justa causa, para você entender melhor existe um meio de demissão que se chama sem justa causa justamente porque a empresa tem o domínio sobre seu recursos humanos e você é sim substituível ou dispensável, não é como um casamento que você escolhe quando ele termina ou o seu cônjuge resolve ti abandonar e você acha que é o final do mundo.
Numa relação de empregado e empregador embora tenha um contrato de trabalho assim como no casamento também se tem um contrato de casamento são duas formas de relações totalmente diferente, numa tem que haver afetividade onde o que manda são as emoções mas no trabalho tem que haver profissionalismo onde quem manda é a razão, portanto ao ser demitido não podemos agir como se tivéssemos perdido um grande amor e sim agirmos como profissional até mesmo com muito mais intensidade e desejo de chegar lá.
Hoje vejo uma demissão como uma promoção para uma nova oportunidade melhor de trabalho e se por acaso esta oportunidade vier de uma forma que o trabalho é num nível inferior ao anterior exemplo no meu antigo emprego eu era coordenadora de programas sociais e o trabalho que consegui é serviços gerais, isso é para mim considerada uma grande chance de rever meus conceitos e valorizar esta oportunidade.
Você deve estar dizendo acho que agora meu mundo acabou mesmo, rebaixada de coordenadora para serviços gerais, mas ti digo que só é grande aquele que sabe ser pequeno.
O que importa não é sua posição social, statos, porque o trabalho é para dignificar o homem e não corrompe-lo.
Portanto XÔ DEPRESSÃO, sacode a poeira e deixa as coisas acontecerem e usa as oportunidades para viver livre sem demagogia e com certeza novas oportunidades virão e com isso você será bem melhor assim como eu também serei bem melhor.
Meu amigo, eu fui exonerada uma vez em 2007 e voltei em 2008 pela justiça e em 2009 me exoneraram novamente de um cargo concursada como assistente social aqui no Mato Grosso onde resido, mas logo que fui exonerada fui para o interior de São Paulo onde reside minha mãe então fui trabalhar como doméstica porque fui convidada a trabalhar numa padaria como balconista mas como havia levado uma amiga para conhecer minha cidade em São Paulo e ela queria fazer uma curso eu conversei na padaria e cedi minha vaga para ela e a dona da padaria e algumas funcionárias estavam precisando de diarista para limpeza em suas casas eu aceitei na hora, estava mesmo precisando de dinheiro.
Eu me senti muito feliz mesmo diante da tristeza de ter perdido meu cargo por questões que eu julguei inaceitáveis pois eu sou uma assistente social formada e era concursada. Mas posso lhe dizer que trabalhando como diarista eu fui até mais feliz que neste trabalho na prefeitura que eu exercia.
Então voltei para o Mato Grosso porque fui reintegrada ao meu cargo porém algumas situações de falta de foco e qualidade na gestão publica e até intriga provocadas por algumas colegas de trabalho me levaram novamente a perder meu cargo.
Mas você se lembra que eu disse que nesta situação não tem culpados eu continuo afirmando isso.
Porque o que ocorre é que muitos empregadores e colegas de trabalho e até mesmo nós encaramos o trabalho coo casamento com relações emotivas isso não dá certo.
Eu sempre encarrei meu trabalho com profissionalismo e já nas prefeituras há uma relação de amadorismo, assim como em muitas empresas, portanto não se culpe por estar desempregado.
Se prepare profissionalmente não somente numa área especifica ao qual você é qualificado para trabalhar diversifica os seus conhecimentos sabendo um pouquinho de tudo isso pode lhe trazer uma nova oportunidade de recomeçar.
Mas o principal é saber se avaliar para avaliar seus avaliadores saber quais são seus conflitos porque assim você estará preparado para entender que nem sempre há uma razão justa para sua demissão que esta razão somente existirá em sua contratação que é clara porque existe a vaga e existe você para trabalhar nela e caso não seja você que vá ocupa-la sempre poderá ser ocupada por outra pessoa ninguém é insubstituível.
Portanto pare de se lastimar hoje é só um dia a mais desempregado mas neste dia você pode cria uma oportunidade para sair do fundo do poço onde você jamais deveria estar. O único motivo que deve nos deixar até mesmo no fundo do poço é uma perda irreparável como um ente querido mas trabalho isso não, porque sempre existe uma vaga esperando por você até mesmo a vaga de presidente da republica ou presidente de sua própria empresa pense nisso!!!
CRIE SUA SORTE LUTANDO SEM SORTEAR SUAS OPORTUNIDADES, MAS SIM APROVEITANDO TODAS ELAS, MESMO QUE PAREÇAM ABSURDAS.
SAIBA HOJE VOCÊ PODE TER PERDIDO UM CARGO DE DIRETORIA MAS SE TIVER A HUMILDADE DE RECOMEÇAR NA PORTARIA QUEM SABE VOCÊ NÃO PODERÁ APRENDER A CRIAR SUA PRÓPRIA EMPRESA DE PORTEIROS. PENSE NISSO !!!
ESTAR DESEMPREGADO É UMA SITUAÇÃO ESTAR SEM TRABALHO É OUTRA PORQUE DESEMPREGADO LHE FOI CAUSADO AGORA SEM TRABALHO VOCÊ MESMO LHE CAUSOU QUANDO PAROU DE SONHAR PORQUE NOSSO CÉREBRO TAMBÉM TRABALHA POR NÓS ATÉ MESMO ENQUANTO DORMIMOS, PORQUE SOMOS FEITOS PARA SERMOS SERES HUMANOS CAPAZES DE MUDAR NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.
Beijos Fiquem com Deus....
Nenhum comentário:
Postar um comentário