segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SUA FAMÍLIA E SEU CASAMENTO

Definição de família: 
  1. - grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (o pai, a mãe e os filhos).

Começamos nossa conversa definindo família porque é assim que é a família os que moram sob o mesmo teto.
Nos dias de hoje a família mudou, existem variados conceitos de família, porém precisamos entender esta mudança para assim falarmos sobre as influencias que esta formação social influencia digamos no seu relacionamento a dois.

Se você reside sob o mesmo teto com sua família de origem ou com a família de origem de seu parceiro, existe ai uma nova concepção de família, e esta sim faz parte de sua realidade.

Portanto como manter um casamento sadio vivendo todos sob o mesmo teto?

Parece missão impossivel, porque a mãe dele resolve trata-lo como criança ou sua mãe ti trata como se você fosse inferior a ela, e destrata seu marido.

Os avós ditam regras para seus filhos que ti desautoriza ou menos preza sua capacidade intelectual de manter a ordem e as regras dentro de sua própria casa.

Mas muitas vezes estas pessoas de suas famílias de origem talvez nem residam com você, mas não abrem mão de dar pitacos ou até querem ditar regras em sua casa  ou dar ordem de como você deve conduzir sua vida.

Chegam ao extremo de escolherem se você mantem seu casamento ou se você abre mão dele, estas pessoas simplesmente agem como se você fosse uma inútil.

Como resolver este conflito e ainda manter a paz?

O principal de tudo é suas atitudes estarem bem amparada na sua auto confiança.

O processo de largar o ninho é muito difícil para algumas pessoas e pior ainda são as pessoas que jamais conseguem deixar este ninho.

O rompimento com a família de origem é necessário, para que se construa sua própria identidade.

Quando digo rompimento não quero dizer abandonar todos e se desligar completamente, mas sim manter seu espaço bem definido.

Para muito é um processo doloroso, porque os que antes eram família, deixam de ser para passarem a ser parentes. E este processo não deve ser apenas na ocasião de um casamento e sim quando este individuo completar sua autonomia financeira e pessoal ou seja quando completar sua emancipação.

Se este individuo consegue gerenciar sua própria vida desde cedo delimitando seu espaço e se fazendo respeitar esta autonomia, ele terá numa fase futura, onde cabe até um relacionamento, esta pessoa terá sim capacidade absoluta de escolher uma boa pessoa para estarem juntos em uma vida comum porém bem definida.  

O único remédio para quem entrou num relacionamento, e ainda não se desgarrou dos parentes e as vezes até moram sob o mesmo teto é manter a calma e criar regras de convivência. 

A principal regra é abolir as ofensas e a violência. Se chegar neste ponto o melhor a fazer é cada um seguir seu caminho separado. Se a situação financeira for desfavorável e você se ver num beco sem saída invista sua energia que gastaria discutindo num curso ou em algo que possa lhe proporcionar prazer e ainda uma renda extra, mas crie sua autonomia financeira e planeje sua autonomia plena sozinha mas feliz.

Porque a maior reclamação de quem vive nesta situação é que não tem como se manter sozinha,e não consegue sair desta realidade, mas pode acreditar se quiser pode sim.

Vou dar alguns passos importantes para você mudar sua realidade social em convívio familiar.

1- Definam juntos o papel de cada um através de regras claras e dê o exemplo em cumpri-las, não desanime persista em cumpri-las o exemplo é melhor que palavras.

2- Controle as situações de conflito, não tome partido de nenhum dos lados, mesmo quando for você, o alvo da discussão, seja cara em respostas e simples em suas atitudes.

3- O principal fator de desencadeante de conflitos são as diversidades de pensamentos em um único ambiente, portanto todos tem razão dentro de sua realidade, em tão o melhor a fazer é garantir que cada um exponha sua opinião e num senso comum escolham a que mais se vai contentar todos no momento, não disse a melhor mas a que mais vai garantir a paz, mesmo que alguns se desagrade.

4- Estamos falando de seres humanos e todos querem se sobre sair em suas idéias, mas tem que ter uma hierarquia, uma família é baseada em uma pequena comunidade, e tem que haver hierarquia para que haja respeito. Todos que moram sob o mesmo teto são passiveis de uma escala ou seja. o casal, os avós, os filhos que também são netos em alguns casos existem tios que também residem na mesma casa ou estão frequentemente presentes neste ambiente.

5- Crie hábitos saudáveis em sua casa como gentileza, seja sorridente, alegre e transpareça com sinceridade seu estado de espirito. Lembre-se uma batata podre apodrece todas as outras, elimine esta batata podre de sua casa mas não tirando as pessoas de perto de você, mas mudando suas atitudes com relação a elas sendo exemplo de boa convivência.Lembre-se a vida é um bate volta tudo que vai volta.

6- Transforme se em um agente de paz e saiba entender as fraquezas dos outros, as pessoas que ti cercam não tem a obrigação de serem super pessoas mas você tem que priorizar as qualidades delas para que os defeitos não sobre saiam em sua casa. Você sabe que sua mãe ou sogra tem o defeito de se intrometer em suas atitudes e quase sempre desaprovando. Ouça e analisem juntas sem permitir que haja uma discussão. Saiba que neste ambiente impera o ciume que de uma certa maneira pode ser um diferencial para sua família. O ciume pode ser bom se visto como carinho para com a pessoa mas pode ser destrutivo quando for possessivo. Saiba identificar e conversar sobre o assunto e deixar claro principalmente entre o casal. E faça tudo que stiver ao seu alcance para que todos saibam seu papel e conheçam seu espaço na vida de cada um e que se sintam querido dentro deste ambiente e principalmente respeitado.

7- O casal deve sim ser os agentes de transformação, passando exemplo de cumplicidade e respeito. Cabe ao casal respeitar os sentimentos dos parentes do cônjuge e delimitar espaço. Nunca discutir sobre seu cônjuge com um parente sem que este esteja presente e participe da discussão, é uma forma de inibir qualquer comentário que lhe coloque contra seu cônjuge.E não admita retalhações ou agressões de seu cônjuge a sua família deve haver respeito sempre.

8- Por fim pensamentos geram sentimentos que geram comportamentos, elimine pensamentos obscuros sobre as pessoas que convivem com você por mais que pareçam óbvios e você sempre ouça palavras destrutivas sobre elas. Não se importe com os pensamentos negativos sobre você substitua-os pelo que você acredita sobre você mesma e crie sempre bom pensamentos sobre si própria. Este processo é um exercício, quando você construir uma auto imagem do bem será fácil conviver em família porque será fácil ressaltar as qualidades dos conviventes e com certeza você criará um ambiente harmonioso para viver.

Saiba um tem que começar e que seja você, a missão pode parecer impossivel mas não é.
Pode haver momentos em que você se estresse mas também pode haver momentos em que você se sinta plena, porque são seres humanos e este é o gostoso da vida saber viver em sociedade.

Pense Nisso
Beijoss

domingo, 13 de setembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DE RESGATAR O RESPEITO

Em latim respeito significa "olhar outra vez".
Portanto respeito é algo que merece um segundo olhar.
Respeito pode ser veneração de prestar culto ou fazer homenagem a alguém.
Respeito também pode ser um comportamento de submissão e temor.
Respeito tem muita importância para a interação social.
O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra.
O respeito deve ser resgatado por representar uma das formas básicas de convivência.
Para ser respeitado é necessário respeitar.
Respeitar significa aceitar as pessoas como são, não tem necessidade de concordar com tudo mas aceitar as escolhas e o comportamento do outro. Ser tolerante desde que as escolhas e modo de viver do outro não cause danos a si próprio e a outros a sua volta.
O respeito não é controlador e sim pacificador.
O respeito impoem regras e as faz cumprir para assim ter uma boa convivência.
O que falta hoje em dia são regras de convivência, existem as leis mas não se tem um padrão de cumprimento e em muitas situações até mesmo as leis são desrespeitadas.
Nós seres humanos ficamos esperando nos ditarem estas regras, ai que está o diferencial para um convivio saudavel.
Não deveos esperar por outros a nos colocar regras ainda mais num sistema falido no qual vivemos.
Temos que criar regras em comum acordo com os que nos cercam.
Para que estas regras sejam beneficas para uma convivencia saudavel, temos que cumpri-las e reve-las de tempo em tempo.
Vou dar um exemplo: Em casa o convivio não está como deveria onde esta o problema?
O problema está no foco de como se tratam em casa, como é o dialogo entre cada integrante familiar.
A comunicação é tudo para o convivio em familia, na escola, no trabalho e em todos aspectos de nossa vida.
As falhas de comunicação abrem brechas que por muitas vezes não se fecham jamais.
Por isso as regras familiares são as mais importantes, porque é no lar que moldamos pessoas respeitadoras ou sociopatas.
Você já se perguntou porque seu filho não ti respeita?
Analise o seu respeito para com ele ou com seu conjuge e assim você terá um reflexo como é seu dia a dia no trabalho e fora de seu lar.
Você terá uma surpresa em saber que em sua casa reflete o cotidiano contemporaneo de uma sociedade falida, sem perspectiva e assim se definhando com intolerancia e insatisfação que podem até levar ao suicidio ou a violência.
Vou dar aqui dez regras que poderão ajudar a fortalecer o respeito em sua casa e consequentemente na sociedade.
1- Respeite cada ser humanos como sendo único e especial.
2- Não se deixe levar por provocações respeite a opinião alheia e mantenha-se calmo.
3- Ouça o que o outro lhe tem a dizer, perca muitas horas ouvindo e meditando no que ouviu.
4- Fale pouco mantenha para si sua opinião quando você não estiver preparado para falar, prepare-se para argumentar sobre algo que lhe incomoda.
5- De mais importância ao seu próximo que lhe pede atenção doque aos seus compromissos, adio-os e retome-os assim que puder mas priorize seres humanos e não negócios rentaveis.
6- Contemple sua família, admire-os agradeça todos os dias por estarem perto de você, queira fazer parte de suas vidas.
7- Fale sobre problemas em uma reunião de família discuta e ouça, de voz e voto a cada membro, valorize cada opinião.
8- Compartilhe com sua família seus sonhos e desisulusões e fique sozinho se precisar mas priorize momentos em família.
9- Transmita para seus filhos valores de família que sejam como uma identidade unica de sua família, mas viva você estes mesmos valores na pratica.
10- Respeite o mundo em que vive, a fauna, a flora e os seres humanos.

Você será com certeza respeitado e admirado pelos que o cercam e convivem com você.
Pense nisso.....

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO CONVIVIO

Hoje quero postar uma mensagem importante para nossa família.
Muitos deixam para trás muitas coisas boas que devem ser mantidas, mas também tem aqueles que mantem coisas que devem deixar para trás.
No nosso ciclo de vida somos únicos, porém necessitamos do próximo para vivermos porque somos seres sociais. Não vivemos isolados, quem tenta esta metodologia de vida sempre acaba com problemas psicológicos graves.
Precisamos de um pessoas a nossa volta para vivermos assim como as pessoas precisam de nós para viverem também. Não somos insubstituíveis, esta ai a chave da vida. Como somos seres de livre arbítrio podemos escolher com quem nos relacionamos.
Podemos sim ter alguns momentos de privacidade e nos fercharmos no nosso intimo isto é saudavel, nos isorlarmos é um problema sério e precisa ser tratado.

O isolamento pode ser indicio de depressão ou até algo mais grave portanto observe a si mesmo, veja como esta sua vida social, como tem se comportado diante dos seus amigos e família.

Seus filhos observe se tem saido se divertido ou tem preferido ficar trancado no quarto sozinho por muitas horas.

È preocupante para nós perdermos alguém que amamos para a solidão.
Imagine para a nossa família nos perder também.

Não deixe que isso aconteça em sua família com você.

Estar triste se sentir mal por um periodo é ser humano, mas permanecer é doença.

Cuide de sua saúde e da saúde de sua família conviva faça coisas juntos não esqueça que não podemos descuidar dos que amamos.

O tempo passa e quando nos damos conta já não temos mais ninguém por perto se não dermos manuntenção ao convivio.

Beijos...

DEFINIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL

SUSTENTABILIDADE SOCIAL é:
* A garantia da qualidade de vida da população;
* A equidade na distribuição de renda;
* Diminuição das diferenças sociais;
* Organização e participação popular;
* Movimentos sociais;
* Garantia dos direitos e manutenção dos deveres individuais e coletivos;


Sustentabilidade Social é todas as ações para a preservação da convivencia em sociedade.
Harmonia e qualidade de vida com saúde, alimentação, habitação, transporte, educação, trabalho, lazer.